Produção


ARTIGOS E TEXTOS

1. HARTMANN, E. . Variações sobre o Plágio. Confraria (Rio de Janeiro), v. XVIII, p. 3, 2006.

2. HARTMANN, E. . Cláudio Santoro e os Prelúdios para Piano: Um Microcosmos das Técnicas Composicionais do Século XX. Revista da Academia Nacional de Música, v. XVII, p. 109-120, 2006.
 
3. HARTMANN, E. . Música na Escola: Uma proposta Interdisciplinar. Comunicandido, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 18 maio 2007.

4. HARTMANN, E. ; SILVA, José Eduardo Costa. Música e Representação: um caminho para se abordar o problema da tensão entre os discursos lógicos e estéticos na Análise Musical. Revista Modus. Revista da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, v. V, p. 2-17, 2007.

5. HARTMANN, E. . As Sonatas para Piano de Claudio Santoro: considerações sobre as premissas estéticas. In: XIII Colóquio do Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XIII Colóquio do Programa de Pós Graduação  em Música da UNIRIO, 2008. v. 1. p. 20-20.

6. HARTMANN, E. . Claudio Santoro e o Zhdanovismo. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009. v. 1. p. 183-185.  

7. HARTMANN, E. . Claudio Santoro e o Zhdanovismo. In: XIV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XIVI Colóquio do Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO, 2009. v. 1. p. 11-12. 

8. HARTMANN, E. . Paulistana nº 1 para Piano de Claudio Santoro: Elementos Nacionalistas e Social RealistasMusica HodieRevista do Programa de Pós Graduação em Música da UFG, Goiania, Vol 10 nº 2, Goiania, 2010.

9. HARTMANN, E. . A temporalidade nos Poesilúdios para piano nº 11 e 16 de Almeida PradoouvirOUver, América do Norte, 6, abr. 2011. 

10. HARTMANN, E. . Pedagogia do Piano: uma proposta de curso de especialização a partir do modelo CLASP de Keith Swanwick. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011. v. 1.   

11. HARTMANN, E. . O Caderno de Estudos com Koellreutter 1944 e o Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe: similaridades e princípios básicos. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2011. v. 1.  

12. HARTMANN, E. . O “E-book” de Teclado do CAEF da UFRGSvisto através do modelo CLASP e da Abordagem MultimodalIn: XX Congresso da ABEM, 2011, Vitória. Anais do XX Congresso da ABEM, 2011. v. 1. 

13. HARTMANN E. . Dodecafonismo, nacionalismo e mudanças de rumos: uma análise das 6 peças para Piano de Claudio Santoro e das Miniaturas para Piano nº 1 de César Guerra-PeixeOPUSRevista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Porto Alegre, Vol 17 nº 1, p. 97-132, Jun, 2011. 



TESES E DISSERTAÇÕES

HARTMANN, Ernesto. Estética musical e Realismo Socialista em obras para piano de Claudio Santoro: Janelas Hermenêuticas. 2010. Tese de Doutorado, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.


COMPOSIÇÕES

- Suíte Brasileira nº 1 para orquestra de cordas (Prêmio SESI 2006)

Gravação (Orquestra de cordas do SESI Minas, Auditório do SESI, Novembro 2006)

- Trio nº 2 para Flauta, Clarineta e Fagote (2004-2009)

Gravação (Encun MG 2009, Auditório da escola de Música da UFMG)
(Elton Brandi - flauta, Daniel Campos - Clarineta, Raquel Carneiro)

- 5 Canções de Ernesto Pachito 

Gravações (Bienal Funarte/RJ 2009, Sala Cecília Meireles. Luciana Costa e Silva - soprano, Ronal Xavier Silveira - piano)
nº. 2 - Aqui
nº. 3 - Bigornas
nº. 5 - Os Sinos

- Baião para Violão

Gravação (Braulio Bosi - violão)



- Sonata para Violão 2008 (Prêmio EUGOSTARIA DE OUVIR/MG Público - 2009)
Gravação de Armildo Uzeda (música contemporânea para Violão vol III) pelo selo acasaestúdio 2010